Comunicabilidade, Aceitabilidade e Situcionalidade

Aceitabilidade




Segundo o autor Luiz Carlos Travaglia e Ingedore Grunfeld Kock a aceitabilidade acontece quando duas pessoas estão conversando, ou seja, há um emissor e um receptor, eles procuram compreender um ao outro por meio da ativação dos seus conhecimentos e relacionando com o que lhe foi passado, para entender o sentindo do texto. Já segundo os autores Dayane da Silva e Ednéia de Cássia Antonio dos Santos na aceitabilidade há uma relação entre a pessoa que escreve e a que lê, acontecendo entre eles uma cooperação de sentidos, pois o autor explora todos os elementos possíveis para dar coerência ao texto, fazendo com o que o leitor, através deles, ative os seus conhecimentos de mundo e estabeleça uma interpretação.

Dessa forma a aceitabilidade constitui a parte oposta da intencionalidade, pois enquanto a primeira é a ação do emissor em passar para o receptor um texto de acordo com a sua intenção e objetivos. A aceitabilidade é a ação do receptor em associar ao que está sendo lindas alguma coerência e interpretá-lo da forma que achar adequada.

Comunicabilidade


Comunicabilidade acontece quando uma mensagem é transferida de forma integral, correta, rápida e economicamente. Essa transmissão integral significa que não há ruídos supressivos, deformantes ou concorrentes. Na transmissão correta há coerência entre a mensagem mandada pelo emissor e pelo receptor. A rapidez supõe que a mensagem seja transmitida de maneira curta sem prolongação e a economia quer dizer transmitir a mensagem da forma mais objetiva possível sem retornos e sem esforços para compreender o que foi dito. Pode-se falar numa comunicabilidade de código e de discurso.

Situacionalidade

 A situacionalidade que tem função de adequar um texto a uma situação, ao contexto. Recebe-se que uma situação define e conduz o sentido do discurso, na produção quanto na sua interpretação, por isso que as vezes mesmo um texto com baixa coesão, e pouco claro pode funcionar melhor em uma situação do que outro que seja mas completo. Uma característica da situacionalidade é que o texto vai ser diretamente interferido na situação, da mesma forma este terá reflexo sobre toda situação, pois o texto não é um simples reflexo do mundo real. o homem deve ser apenas um mediador, com suas próprias ideais e crenças recriando a situação,dessa forma uma situação nunca será descrita da mesma forma por duas pessoas, sempre terá diferença.



Considerado como  outro fator responsável pela coerência textual a situacionalidade, pode ser encontrado em duas situações:

A) da situação para o texto 


No primeiro caso ao construir um texto é importante observar o que é adequado para aquela situação, a exemplo: formalidade, variedade dialetal, ou seja, o dialeto ou linguagem daquela localidade ou região, então trata-se de determinar em que medida a situação comunicativa interfere na produção e recepção do texto. Deve ser então restrita a comunicação para que haja o melhor entendimento do interlocutor.

B) do texto para a situação

Já no segundo caso o texto também apresenta reflexos importantes sobre a situação comunicativa; sendo que dessa vez será do texto para a situação. Jamais o mundo real será idêntico ao mundo textual, o produtor cria o mundo de acordo com seus pontos de vistas, seus objetivos, propósitos, etc., portanto o texto não é um cópia fiel do mundo real, mas sim o mundo tal como ele é visto pelo produtor. Por isso que quando pessoas descrevem o mesmo fato nunca sai com depoimentos iguais.

A situacionalidade pode ser considerada em duas direções:

Da situação para o texto; refere-se ao conjunto de fatores que tornam um texto relevante para uma situação comunicativa podendo ou não ser construída. Trata-se, de determinar em que medida a situação comunicativa, tanto o contexto imediato da interação, ou seja o entorno sócio-político-cultural em que a interação está inserida na produção do texto, determinando assim os termos a serem escolhidos na construção do texto como por exemplo, grau de formalidade, regras de polidez, variedade, linguística e o tratamento a ser dado ao tema.
Do texto para a situação: o mundo textual não é idêntico ao mundo real, por isso ao construir um texto, o produtor reconstrói o mundo de acordo com suas experiências, seus objetivos e propósitos, demonstrando sua maneira de ver o mundo. O interlocutor interpreta o texto de acordo com seus propósitos e perspectivas, por isso há sempre uma intermediação entre o  mundo real e o mundo intertextual.

Comunicabilidade

A comunicabilidade é a qualidade da comunicação otimizada, na qual a mensagem devia ser transmitida com clareza, integralidade, rapidez e economia, podendo ser oral ou escrita. A rapidez supõe que se é transmitida pela via, mas curta, a economia presume que não são necessários retornos, esforços para decifrar e compreender, clareza é a eficiência e pureza que a mensagem é transmitida, integralidade supõe que não há ruídos supressivos deformantes ou concorrentes.

            Acessibilidade

Comunicação escrita que visualiza a passagem e melhor acesso de informações, se utilizando do auxílio de medidas como:
Segmentação textual: Na segmentação textual temos como objetivo dar ordem ao texto para que dele possa ser naturalmente extraído as informações, passando melhor acessibilidade. Algumas dessas ferramentas usadas para que haja a segmentação é a pontuação, assim como a:
- pontuação sintagmática, que inclui o ponto, dois pontos, ponto e vírgula, vírgula, buscando separar ou agrupar conteúdos de acordo com as informações contidas no texto. Essas pontuações vão organizar o texto em unidades, podendo-se também acrescentar o parágrafo como um sinal sintagmático.
- pontuação polifônica: inclui sinais como as aspas, os travessões e os parênteses. Podem também  assumir essa mesma função de construção de unidades textuais:
Se os parênteses  e os travessões permitem fazer ouvir “outras vozes”, essas vozes são muitas vezes comentários ou pontos de vista do produtor do texto, textualmente organizadas como subunidades e dotadas de valores argumentativos geralmente específicos, como valores de explicação ou justificação, de exemplificação ou de particularização. Em conclusão, podemos assumir que a pontuação assume claramente uma função de organização textual.
-Unidade temática das partes:
            Temática é o assunto central sobre qual é tratado o texto.
            O propósito é manter o tema e torna-lo mais explícito sem que haja uma fuga da ideia.

Audibilidade

Como também na pronunciabilidade que é realizada por meio da elocução a audibilidade também depende da mesma orientada a audição. Este tipo de comunicabilidade é utilizada pelo rádio.

Legibilidade

A legibilidade é a qualidade da comunicação escrita destinada a leitura, para que a legibilidade faça sentido é necessário que a escrita esteja coreta e no caso da escrita a mão com letras legíveis, essa comunicação é comum nas editoras de jornais e revistas.

Referências

TRAVAGLIA, L.C.; KOCK, I.G.; Intencionalide X Aceitabilidade Disponível em:< https://sites.google.com/site/producaodetextoediscurso/aula-2-intencionalidade-x-aceitabilidade> . Acesso em 3 de agosto de 2013

SILVA, D; SANTOS, E.C.A.; Textos Disponível em:http://www.faccar.com.br/eventos/desletras/hist/2006_g/textos/011.htm. Acesso em 3 de agosto de 2013

Comunicabilidade. Disponível em: <http://www.radames.manosso.nom.br/retorica/comunicabilidade.htm>acesso em 3 de agosto de 2013

Trabalho elaborado por:
  • Daniel Sena de Jesus
  • Leandro Gois  dos Santos
  • Luiz Carlos dos Santos Ferreira Sacramento
  • Mariana Pugas Oliveira
  • Mateus Ferreira da Silva
  • Maycon Kayck Oliveira dos Santos
  • Paula Carolina Marques Araújo
  • Sávio de Oliveira Costa
  • Tatiana de Moura Oliveira Ribeiro

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