Segundo o dicionário de Sarconi (1996), ambiguidade ocorre quando, por falta de clareza, há duplicidade de sentido, ou seja, o contexto pode ter vários significados. Como, por exemplo, na frase:
- Vi o incêndio do carro.
Há dois tipos de ambiguidade:
- Sintática
- Semântica
Ambiguidade Sintática
A ambiguidade sintática normalmente ocorre em quatro diferentes situações:
- Uso incorreto do pronome relativo;
- Má colocação de termos, pronomes ou frases;
- Colocação inadequada do adjunto adverbial;
- Frases siamesas.
Uso incorreto do pronome relativo
Sabe-se que o pronome relativo representa nomes já mencionados anteriormente com os quais se relaciona. Na frase:- Gabriela pegou o estojo vazio da aliança de diamantes que estava sobre a cama.
Eliminando a ambiguidade:
- Gabriela pegou o estojo vazio da aliança de diamantes a qual estava sobre a cama.
- Gabriela pegou o estojo vazio da aliança de diamantes o qual estava sobre a cama.
Observação: Neste exemplo, pelo fato de os substantivos estojo e aliança pertencerem a gêneros diferentes, resolveu-se o problema substituindo os substantivos por o qual/a qual. Se pertencessem ao mesmo gênero, haveria necessidade de uma reestruturação diferente.
Para eliminar a ambiguidade, tem-se que usar o pronome possessivo adequado, assim teremos clareza na frase:
Má colocação de termos, pronomes ou frases
Quando ocorre a má colocação de palavras, pronomes ou frases, haverá a duplicidade de sentido. Vejamos o exemplo:- A mulher avistou o filho no seu quarto.
Para eliminar a ambiguidade, tem-se que usar o pronome possessivo adequado, assim teremos clareza na frase:
- A mulher avistou o filho no quarto dela.
- A mulher avistou o filho no quarto dele.
Colocação inadequada do adjunto adverbial
A ambiguidade ocorre também em função da colocação inadequada do adjunto adverbial, como se pode observar no exemplo:- Os alunos que estudam frequentemente são mais inteligentes.
Assim, para eliminar a ambiguidade, temos que mudar a posição do adjunto adverbial, eliminando a ambiguidade. Daí, os alunos que estudam mais vezes são mais inteligentes.
- Os alunos que estudam, frequentemente, são mais inteligentes.
Frases siamesas
Finalmente temos as frases siamesas, que são ligadas incorretamente por apresentarem períodos totalmente diferentes. Observe-se o período:
Esse tipo de frase pode ser corrigido de três modos:
Na frase: "A moça estava com a mão machucada (parte do corpo), mas passou duas mãos de tinta da parede (camada)".
Só o contexto explica o sentido da palavra mão. Assim polissemia gera ambiguidade quando o contexto não oferece ao leitor pistas para que, a partir delas, depreenda o sentido pretendido pelo locutor. Por exemplo:
A palavra vela pode tanto se referir a uma vela de cera como a uma vela de barco.
A palavra banco pode se referir a uma agência bancária ou um banco de praça.
Um fato bastante interessante na ambiguidade é que, mesmo sendo evitada em construções textuais de caráter informativo, técnico e pragmático, ela é um recurso aceitável nas áreas principalmente da linguagem poética ou literária, com o objetivo de dar o duplo sentido ou para conseguir efeitos metafóricos. Nesse caso, a ambiguidade é um recurso estilístico, intencional e com objetivo claro.
AULA 19 - FRASES SIAMESAS e FRASES FRAGMENTADAS. Disponível em: <https://www.unifonte.com.br/wp-content/uploads/2012/08/Ap-Reda%C3%A7%C3%A3o-II.pdf>. Acesso em: 13 de dezembro de 2013, 16h34.
AMBIGUIDADE - BRASIL ESCOLA (CABRAL, Marina). Disponível em: <http://www.brasilescola.com/redacao/ambiguidade.htm>. Acesso em: 16 de dezembro de 2013, 14h20.
AMBIGUIDADE - INFOESCOLA (SANTIAGO, Emerson). Diponível em: <http://www.infoescola.com/portugues/ambiguidade/>. Acesso em: 16 de dezembro de 2013, 14h57.
AMBIGUIDADE - PORTUGUÊS.COM (DUARTE, Vânia Maria). Disponível em: <http://www.portugues.com.br/redacao/ambiguidade.html>. Acesso em: 16 de dezembro de 2013, 15h33
TERRA, Ernani; NICOLA, José de. Gramática de Hoje. Edição 8. São Paulo. Scipione, 2008, 392.
Equipe:
- Marcinha desfilava com sua saia ocre, queria mais atenção.
- com ponto ou ponto-e-vírgula: "Marcinha desfilava com sua saia ocre; ela queria mais atenção."
- com a inclusão de nexos: "Marcinha desfilava com sua saia ocre, pois queria mais atenção."
- transformando a falsa principal em uma verdadeira subordinada: "Marcinha desfilava com sua saia ocre, já que queria mais atenção."
Ambiguidade Semântica
Ocorre por conta da polissemia da palavra ou da expressão. Segundo a gramática de Pascholine & Spadoto (1996), "Polissemia é o fato de a palavra poder apresentar significados diferentes que se explicam dentro do contexto. "Na frase: "A moça estava com a mão machucada (parte do corpo), mas passou duas mãos de tinta da parede (camada)".
Só o contexto explica o sentido da palavra mão. Assim polissemia gera ambiguidade quando o contexto não oferece ao leitor pistas para que, a partir delas, depreenda o sentido pretendido pelo locutor. Por exemplo:
- Preciso comprar uma vela!
A palavra vela pode tanto se referir a uma vela de cera como a uma vela de barco.
- Espero você no banco.
A palavra banco pode se referir a uma agência bancária ou um banco de praça.
Um fato bastante interessante na ambiguidade é que, mesmo sendo evitada em construções textuais de caráter informativo, técnico e pragmático, ela é um recurso aceitável nas áreas principalmente da linguagem poética ou literária, com o objetivo de dar o duplo sentido ou para conseguir efeitos metafóricos. Nesse caso, a ambiguidade é um recurso estilístico, intencional e com objetivo claro.
Esta postagem foi elaborada pelos alunos do Instituto federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia - IFBA - Campus Santo Amaro, cursos de Eletromecânica e Informática, do 2° ano, 2013.2, para avaliação da competência produção textual como nota parcial da 3ª unidade do ano letivo.
Referências
AULA 19 - FRASES SIAMESAS e FRASES FRAGMENTADAS. Disponível em: <https://www.unifonte.com.br/wp-content/uploads/2012/08/Ap-Reda%C3%A7%C3%A3o-II.pdf>. Acesso em: 13 de dezembro de 2013, 16h34.
AMBIGUIDADE - BRASIL ESCOLA (CABRAL, Marina). Disponível em: <http://www.brasilescola.com/redacao/ambiguidade.htm>. Acesso em: 16 de dezembro de 2013, 14h20.
AMBIGUIDADE - INFOESCOLA (SANTIAGO, Emerson). Diponível em: <http://www.infoescola.com/portugues/ambiguidade/>. Acesso em: 16 de dezembro de 2013, 14h57.
AMBIGUIDADE - PORTUGUÊS.COM (DUARTE, Vânia Maria). Disponível em: <http://www.portugues.com.br/redacao/ambiguidade.html>. Acesso em: 16 de dezembro de 2013, 15h33
TERRA, Ernani; NICOLA, José de. Gramática de Hoje. Edição 8. São Paulo. Scipione, 2008, 392.
Equipe:
- Amanda Freitas
- Eduardo Louzado
- Iago Britto
- Ianca de Fátima
- Laís Lima
- Layna Pontes
- Leonardo Santana
- Lucas Almeida
- Naílle Conceição
- Raphael Barros
1 comentários:
Explicação muito boa!
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