Os Implícitos
A
ideia de implícito em um texto está naquilo que está presente pela
ausência, ou seja, o conteúdo implícito pode ser definido como o
conteúdo que fica à margem da discussão, porque ele não vem explicitado
no texto. Implícito é aquela informação que está por trás das palavras, são os não-ditos.
A) O que não está dito, mas que, de certa forma, sustenta o que está dito
“O
tempo continua chuvoso”, comunica-se de maneira explícita que, no
momento da fala, o tempo é de chuva, mas, ao mesmo tempo, o verbo
“continuar” revela a informação implícita de que, antes, o tempo já estava chuvoso.
O que está suposto para que se entenda o que está dito:
“João
deixou de fumar” diz-se, explicitamente que, no momento da fala, João
não fuma. O verbo “deixar”, todavia, transmite a informação implícita de
que Pedro fumava antes.
Pressuposto
Os pressupostos são identificados quando o locutor veicula uma
mensagem adicional a partir de alguma palavra ou expressão, ou seja, o pressuposto possui uma marca linguística que permite ao leitor depreender e inferir a informação implícita. Essa percepção é característica do leitor proficiente, aquele que lê não só palavras, mas os sentidos veiculados por trás delas, nas camadas mais profundas do texto.
Há vários tipos de palavras com esse tipo de "poder".Identificá-las é de suma importância para que se apreenda as "intenções" do dito. Eis alguns tipos:
Há vários tipos de palavras com esse tipo de "poder".Identificá-las é de suma importância para que se apreenda as "intenções" do dito. Eis alguns tipos:
* Verbos que indiquem: mudança, continuidade, término...
Exemplos:
O concurseiro deixou de sair aos sábados para estudar mais.
(pressuposto: o concurseiro saía todos os sábados.)
O novo fiscal de rendas continua estudando para concursos.
(pressuposto: o fiscal estudava antes de passar.)
A espera dos candidatos pelo gabarito oficial acabou.
(pressuposto: os candidatos estavam esperando o resultado.)
* Advérbios com sentido próprio
Exemplos:
Felizmente, não preciso mais estudar.
(pressuposto: o emissor considera a informação boa)
Após uma hora de prova, metade das pessoas já havia saído.
(pressuposto: algo aconteceu antes do tempo.)
* Uso do pronome “que” em orações subordinadas adjetivas
Exemplos:
Pessoas que fazem cursinhos passam mais rápido. (adjetiva restritiva)
(pressuposto: há pessoas que não fazem cursinho)
Os nerds, que ficam em casa o tempo todo, conseguem melhores notas. (adjetiva explicativa)
(pressuposto: todos os nerds ficam em casa o tempo todo).
Subentendidos
Enquanto
os pressupostos seriam as mensagens adicionais, os subentendidos seriam
as mensagens escondidas. Devem ser deduzidas pelo leitor/interlocutor e, justamente por essa ideia de dedução, podem não ser verdadeiras. O locutor/autor pode utilizar o subentendido para dizer algo que parece não estar dizendo, e a interpretação, inferência é de total responsabilidade do leitor/ouvinte. Ou seja, o autor/locutor pode perfeitamente negar ter dito o que foi inferido.Percebe-se aqui outra diferença entre os institutos, já que os
pressupostos são sempre marcados linguisticamente e, por isso, são verdadeiros, inclusive quando negamos a frase
original. Os subentendidos, entretanto, não possuem marcas linguísticas, seus sentidos são depreendidos pelo leitor/ouvinte através do próprio contexto comunicacional, sendo, portanto, uma interpretação ou afirmação que pode ser negada, pode ser verdadeira ou não.
Consideremos os contextos e situações comunicativas:
Consideremos os contextos e situações comunicativas:
* Situação em que recebemos uma visita:
- Nossa! Está muito calor aqui dentro!
(possível subentendido: a pessoa pede que as janelas sejam abertas ou que se ligue o ventilador ou o ar condicionado)
Percebam
que, ao negarmos a frase, a ideia subentendida desaparece. Ao mesmo
tempo que é impossível provar que a pessoa esteja realmente fazendo esse pedido. É
possível que o emissor negue a dedução do receptor. Vejamos outro
exemplo:
* Situação em uma rua qualquer:
- A bolsa da senhora está pesada? (pergunta um jovem rapaz)
(possível subentendido: o rapaz está se oferecendo para carregar a bolsa)
Novamente,
esta é apenas uma possibilidade. O rapaz poderia estar interessado na
resistência da bolsa ou então preocupado com a coluna da senhora, mas
não necessariamente se oferecendo para carregar a bolsa.
Abaixo, confiram um vídeo para sintetizar o assunto:
Referências Bibliográficas
Os letrados,
disponível em:
<http://osletrados.blogspot.com.br/2012/11/estilistica-da-frase.html> acesso em: 08/09/2013 ás 15:33h.Educação.globo, disponível em: <http://educacao.globo.com/portugues/assunto/estudo-do-texto/implicitos-e-pressupostos.html> acesso em: 08/09/2013 ás 15:50h.
Componentes
Amanda dos Santos;
Cintia Ramos;
Gabriela Pereira;
Humberto Reis e
Jader Borges.
10 comentários:
-A bolsa da senhora está pesada?
tem uma ambiguidade? correto?
Não pois so tras 1 sentido a frase (que ele está oferecendo ajuda )
Errado, pois poderia significar que " a bolsa tem um peso grande"...
Ótima postagem! :)
Ou curiosidade em saber o que há na bolsa
Fui buscar algo para entender esse tema e vejo a cópia que esse blog fez do site http://centraldefavoritos.com.br/2017/07/16/elementos-constitutivos-do-texto-discurso-direto-indireto-indireto-livre-pressuposto-subentendido-e-ambiguidade/.
Fala sério...
Vlw..
Interessante, Assunto!
“João deixou de fumar” diz-se, explicitamente que, no momento da fala, João não fuma. O verbo “deixar”, todavia, transmite a informação implícita de que Pedro fumava antes.
No caso quem fumava antes não seria o João?
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