COERÊNCIA
1. Definição
“É a relação que
se estabelece entre as partes de um texto, criando uma unidade de sentido. Ela
é o resultado da solidariedade, da continuidade do sentido, do compromisso das
partes que formam esse todo. Está, pois, ligada à compreensão, à possibilidade
de interpretação daquilo que se diz, escreve, ouve, vê, desenha, canta,
etc.”(FLORES, Tânia, 2008, p.3).
Em Comunicação
em Prosa Moderna, Othon Moacir Garcia diz que coerência “é o que está junto
ou ligado; consiste em ordenar e interligar as ideias de maneira clara e lógica
e de acordo com um plano definido.”
1.1.
Exemplos:
1.1.1. Incoerência: “As crianças estão
morrendo de fome por causa da riqueza do país.”
1.1.2. Incoerência:
“Adoro comer sanduíches
porque engorda”
Comentário: As
frases acima são contraditórias, não apresentam informações lógicas, portanto,
são incoerentes.
2.
Coerência Intratextual X Coerência
Extratextual
2.1.
Intratextual:
Diz respeito à
relação de compatibilidade, de adequação, de não contradição entre os
enunciados de um texto.
2.1.1. Exemplo: “... a classe média não tem condições acessíveis
para frequentar universidades particulares, este é um caso impossível. O
governo deveria adotar metas, que incluíssem a classe média para lhes dar
oportunidades de frequentar universidades particulares.”
Comentário: Incoerente, pois o interlocutor tenta dar uma
solução para uma causa que, mais acima, ele diz ser impossível.
2.2.
Extratextual:
É aquela que
relaciona à adequação do texto a algo que lhe é exterior, ao conhecimento
do mundo.
2.2.1.
Exemplo: “Durante o inverno, a população do Rio de Janeiro
aguarda a neve que, rotineiramente, cobre as ruas da cidade.”
Comentário: Sabe-se
que no Rio de Janeiro não neva em nenhuma das estações, o que torna o enunciado
incoerente com o seu exterior.
3. Tipos
de Coerência
3.1.
Coerência Semântica:
Refere-se à relação
entre os significados dos elementos das frases em sequência. A incoerência
aparece quando esses sentidos não combinam, ou quando são contraditórios.
3.1.1. Exemplo:
“Ao perceber o tumulto, fotógrafos e telegrafistas correram
para registrar o momento.”
Comentário: Incoerente, pois os telegrafistas
são os responsáveis por escrever cartas, e
não registradores de fatos. “Telegrafistas”
pode ser substituídos por “jornalistas”.
são os responsáveis por escrever cartas, e
não registradores de fatos. “Telegrafistas”
pode ser substituídos por “jornalistas”.
3.2.
Coerência Sintática:
Refere-se aos meios sintáticos usados corretamente para
expressar a coerência semântica: conectivos, pronomes, etc.
3.2.1. Exemplo: “Então, as pessoas que têm condições procuram
mesmo o ensino particular. Onde há métodos, equipamentos e até professores
melhores.”
Comentário:
Incoerente, pois o pronome onde se refere a lugar concreto (pode
substituí-lo por “no qual” ou por ponto e vírgula).
3.3.
Coerência Estilística:
Refere-se à mistura de registros linguísticos.
3.3.1.
Exemplo:
“Venho diante de vossa Magnificência manifestar
meu repúdio ao fato de uma instituição pública querer subtrair da população um
espaço de lazer. Francamente, achei a
maior sujeira, sacanagem, nada a ver.”
Comentário:
Incoerente, pois começa o
enunciado com uma linguagem formal, terminando-o numa linguagem totalmente
informal, com gírias.
3.4.
Coerência Pragmática:
Refere-se ao texto visto como uma sequência de
atos de fala. Para haver coerência nesta sequência, é preciso que os atos de
fala se realizem de forma apropriada, isto é, cada interlocutor, na sua vez de
falar, deve conjugar o seu discurso ao do seu ouvinte.
3.4.1. Exemplo:
“A: Você pode me
dizer onde fica a Rua Alice?
B: O ônibus está muito atrasado hoje.”
B: O ônibus está muito atrasado hoje.”
Comentário:
Incoerente, pois o interlocutor B não respondeu
de forma precisa à pergunta do interlocutor A (ele poderia ter dado o endereço
correspondente a Rua Alice).
4. Níveis
de Coerência
4.1.
Narrativa:
A coerência narrativa se dá na
compatibilidade entre a caracterização de uma personagem (ou outro elemento
figurativo do texto) e o uso de suas habilidades ou características ao longo do
texto.
4.1.1. Exemplo: “A moça sem pernas dançou toda
a noite, dando saltos de alegria com seus sapatos de salto.”
Comentário: No
trecho temos uma incoerência narrativa dada pela incompatibilidade semântica
entre a caracterização da personagem e a ação por ela desempenhada.
4.2.
Argumentativa:
Estabelece-se
entre o argumento e os termos que o reforçam. Utilizar-se de certos pressupostos ou dados
para a reafirmação do raciocínio que se deseja montar, como as relações de
causa/consequência bem articuladas para se concluir algo.
4.2.1. Exemplo: “O
homem deve buscar o amor e a amizade, mas ele não deve confiar em ninguém e,
por isso, é melhor que viva só”.
Comentário: Incoerente, pois os argumentos utilizados não
reafirmam o primeiro. Entra, assim, em contradição.
4.3.
Figurativa:
Refere-se à
combinação das figuras para manifestar um dado tema ou à compatibilidade das
figuras entre si.
4.3.1. Exemplo:
Comentário: Incoerente, pois, no lugar de imagens de motos, deveriam estar de ventiladores.
Mas, vale ressaltar que a incoerência também pode ser utilizada,
propositalmente, para obter efeitos diversificados de sentido no gênero textual
propaganda, no caso, as motos proporcionam vento e frescor no verão.
4.4.
Temporal:
Consiste
na continuidade da narração dos fatos em sua ordem temporal. Refere-se a uma lógica de começo, meio e fim.
4.4.1.
Exemplo: “Lavarei o feijão para depois
catá-lo”.
Comentário:
Incoerente, pois a inversão dos fatos torna o enunciado
confuso (primeiro teria que catar o feijão e, depois, lavá-lo).
4.5.
Espacial:
Diz respeito à compatibilidade entre os
enunciados do ponto da localização no espaço.
4.5.1.
Exemplo: “Fizeram todos os exercícios
físicos no clube enquanto estavam no banheiro de casa”
Comentário:
Incoerente, pois os
espaços expostos no enunciado são contraditórios, já que não dá para estar em
dois lugares ao mesmo tempo.
4.6.
Nível de Linguagem:
Refere-se à compatibilidade entre personagens e receptor e seus
respectivos níveis de linguagem.
4.6.1. Exemplo: “– Vossa Excelência, larga de roubalheira, já chega né
meu compadre!”, dirigiu-se ao Presidente da República.
Comentário:
Incoerente, pois o
nível de linguagem não está adequado ao receptor, começa com um pronome de
tratamento formal e logo depois, utiliza uma linguagem totalmente
informal.
Teste sua Compreensão: Utilize os exemplos acima, e faça as adequações necessárias para que torne-os coerentes.
Vídeo : http://youtu.be/kj3vQkTKWuQ
Vídeo : http://youtu.be/kj3vQkTKWuQ
Referências:
FLORES, Tânia. Oficina de leitura, interpretação e produção de textos. Santo Amaro: 2008.
FLORES, Tânia. Oficina de leitura, interpretação e produção de textos. Santo Amaro: 2008.
FONTANA, Josiane Bez. Coerência e Coesão Textual. Disponível em: http://pt.scribd.com/doc/44549973/COERENCIA-E-COESAO-TEXTUAL, acesso em: 02/09/2013.
ARIADNA, Neire. A coesão e a coerência textual. Disponível em: http://www.recantodasletras.com.br/resenhasdelivros/2750207, acesso em: 04/09/2013.Trabalho Produzido por: Alanna da Silva; Bianca Stefanni A. C. S. Moreira; Brendo Sousa; Franciely Santana; Iolanda Lopes; Lucineide Oliveira; Nathaly Cardoso; Pedro Silva; Veinna Silva.
5 comentários:
Muito bom para manter-los informados sobre a coerência....
bom blog, ajudou bastante no entendimento.
paguei até por apostila pra ter um conteudo entendível, pesquisei demais, mas só encontrei boas explicações aqui, parabens!
Em uma Pandemia, 2021, trabalhos como este reaviva o espirito do conhecimento em muita gente, parabéns!
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